Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Estande da Unemat é sucesso durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
CT&I
Estande da Unemat é sucesso durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
25/10/2019 16:30:57
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

O estande da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem atraído a atenção dos alunos e professores que visitam a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Cuiabá, desde terça-feira (22). Quem ainda não passou por lá tem até  hoje (25), às 18 horas para conferir.  

O Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (LabEse) do câmpus de Alto Araguaia despertou a curiosidade dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio que aprenderam e se divertiram com os materiais de eletrônica expostos no estande, entre eles: Cubo led e reator arc (“coração” do Homem de Ferro), Jogo Genius, Floppy Music V2 construído com drives de disquete, carrinho de controle remoto, holograma 3D, mini controle numérico computadorizado e painel flexível de led.

O professor Fernando Yoiti Obana veio para a Semana com oito alunos do curso de Ciências da Computação. Ele explicou que o LabEse tem em sua origem a reciclagem de materiais eletrônicos e que todos os experimentos desenvolvidos por eles tem em sua composição materiais reciclados. Breno Júnior da Silva Gomes, 22 anos, cursa o 8º semestre do curso e encarou a Semana de Ciência e Tecnologia como oportunidade. “Essa participação nos oportuniza conhecer pessoas e mostrar o que desenvolvemos no laboratório”, disse o acadêmico da Unemat que é um dos desenvolvedores do painel flexível de led.

Já a farinha da casca de alho foi alvo, de olhares mais atentos, pelo ineditismo. A engenheira de alimentos, Mayara de Carvalho Aued, egressa da Unemat, exibiu o produto que patenteou quando ainda cursava Engenharia de Alimentos em Barra do Bugres e preparava seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A época Mayara tomou conhecimento que a indústria alimentícia queria uma destinação para as cascas da cabeça de alho para consumo humano.

“Como não encontrei bibliografia na área precisei desenvolver minha pesquisa do zero”, explicou a engenheira. Durante seus estudos ela adicionou parte de farinha de trigo à farinha de casca de alho que é bastante fibrosa para dar liga aos produtos feitos a partir dela. E o resultado foi a criação de uma massa de pastel mais crocante e com menos gordura. Atualmente, Mayara faz mestrado na Universidade Nova de Lisboa, no polo da Faculdade de Ciência e Tecnologia, em Caparica, em busca de uma massa de macarrão que utilize a farinha por ela patenteada. No entanto, a egressa realiza sua pesquisa e testes no Laboratório de Engenharia de Produção Agroindustrial (Lepa) da Unemat, em Barra do Bugres.

A professora Jussara de Araújo Gonçalves, da disciplina de Processos químicos, do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, do câmpus de Barra do Bugres, e seus alunos apresentaram vários produtos desenvolvidos a partir de uma única matéria prima com a aplicação de diferentes processos de transformação. “A partir da pupunha foram desenvolvidos farinha de pupunha, glicerina, carvão ativado, creme de cabelo, bioplástico. O trabalho foi todo desenvolvido com cunho de empreendedorismo, desde a coleta da matéria prima até a comercialização”, explicou Jussara.

O estande ainda expôs diversos outros trabalhos desenvolvidos por professores e alunos da Unemat. Entre eles: Projetos de rochas e minerais, insetos, e fungos do curso de Agronomia do câmpus de Nova Mutum e do câmpus de Barra do Bugres, os óculos de realidade virtual com simulação de construção de indústrias, do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial e da Filos Empresa Júnior; o projeto de extração de óleos essenciais do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial e a cortadora e gravadora a laser do curso de Ciência da Computação.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada